top of page

O que um summer course me ensinou

Um summer course é um curso oferecido por diversas faculdades norte-americanas para adolescentes ainda na escola durante os meses de junho, julho e agosto. Tais cursos variam entre duas a seis semanas e têm uma grande variedade de tópicos para os alunos se inscreverem.

Um curso desses sempre é uma oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo e também pode te ajudar a escolher se você quer ou não estudar fora e qual tipo de universidade você vai procurar no futuro.

Por esses e muitos outros motivos, durante o ano de 2016, eu e uma grande amiga minha, a Mari, decidimos nos aventurar em um summer course na Universidade de California, Los Angeles (UCLA). Antes de mais nada, comento aqui que esse também foi o ano das olimpíadas, e, então, já que nossas férias foram em agosto, não tínhamos opção do tipo de curso e tivemos que ir na última sessão disponível que durava três semanas. Admito, agora em retrospectiva, que três semanas foi o tempo ideal; foi longo o suficiente para experienciar a vida universitária mas também curto o suficiente para não morrer de saudades de casa. Por isso, recomendo um curso de no máximo um mês para todo mundo pensando em fazer um curso pela primeira vez - mais que isso pode ser muito difícil.

Mudando então para outro tópico importantíssimo: a escolha da universidade. Minha maior recomendação é ir para uma faculdade que você pensa em apply no futuro ou pelo menos sabe que encaixa com o seu perfil. Infelizmente, como eu não sabia isso, eu fui para uma faculdade que eu só conhecia porque minha irmã tinha feito exatamente o mesmo summer course em 2012. Portanto, acabei morando em um campus muito diferente do que eu considero agora como meu campus ideal. De fato, UCLA para mim era grande demais, quente demais e não oferecia os cursos mais fortes nas áreas que eu queria. Por isso, pense bem antes de se candidatar para uma universidade, é importante pesquisar suas opções antes de escolher onde fazer seu summer course.

Em mais detalhe sobre as minhas aulas, eu escolhi fazer um curso de marketing de manhã e um curso de ACT à tarde. Ressalta-se que nesse ponto na minha vida, eu não tinha ideia do que eu gostaria de estudar na faculdade. Por esse motivo, eu usei essas três semanas para estudar marketing, porque eu pensei que poderia descobrir uma possível área de interesse. Apesar disso não acabar acontecendo comigo, aconselho todos a fazerem o mesmo: use o summer course como uma plataforma para tentar achar sua vocação e possível major. Em referência a escolha de fazer as aulas de ACT, eu pensei que fazendo isso eu aumentaria minha nota na minha segunda tentativa fazendo a prova quando eu voltasse. Infelizmente, minha nota de setembro foi até pior do que a de junho (acabei me arrependendo totalmente de ter feito tantos testes durante as férias, mas tudo bem... já superei).

Em seguida, eu queria abordar outro assunto essencial de qualquer experiência universitária: a vida social. Estudar em UCLA, mesmo sendo por três curtas semanas, me mostrou que é realmente fácil se adaptar a culturas diferentes e virar amigas de pessoas que moram em outro lado do mundo. Duas turcas que moravam no quarto ao lado do meu, por exemplo, viraram grandes amigas minhas apesar de termos vidas completamente diferentes. Porém, minha estadia lá também mostrou o quanto é importante ter uma cara familiar perto de você. Ter a Mari por perto significou ter sempre companhia, alguém para conversar e para me acompanhar nas aventuras. E sim, algumas vezes batia uns "bodes", mas confesso que não consigo imaginar uma viagem tão prazeirosa sem ela do meu lado. Portanto, se você estiver preocupado/a em fazer uma viagem dessas sozinho/a, eu digo para não ficar nervoso/a e que se tiver algum/a amigo/a querendo ir com você, você pode estar seguro/a que vai dar tudo certo.

Sem dúvidas, a experiência como um todo foi cheia de aprendizagens sobre a vida universitária americana, eu mesma e o meu futuro. Fico muito feliz de ter ido e sei que foi importantíssimo em me motivar para estudar fora. Recomendo a todos que tem essa oportunidade a irem e aproveitarem cada segundo.

Desenho por Luana Caputi

Comments


bottom of page