top of page

Como montar o seu currículo

O seu currículo é um documento de uma página A4 que destaca seu histórico escolar, sua experiências extra-curriculares e seus talentos. Nos últimos anos de escola, um currículo pode ser útil para conseguir um estágio ou pode ser usado como um requirement de uma universidade no CommonApp. Por isso, esse texto vai explicar como escrever e montar seu currículo de um jeito simples e prático.


O primeiro passo é destacar bem grande no começo da página seu nome completo e qualquer tipo de contato (como um email ou número de telefone). Deixar essa informação bem clara ajudará um profissional que, por exemplo, está vendo vários currículos em um mesmo dia.


Em seguida, recomendo descrever seu histórico acadêmico. Isso inclui a nome da(s) escola(s) que você estudou e qualquer diploma que você tenha adquirido durante seu tempo estudando em cada instituição. Para alunos da minha escola, por exemplo, recomendo botar que recebemos os diplomas de IGCSE e IB e, se os resultados foram favoráveis, inclua suas notas também.


A próxima etapa é escrever sobre as suas atividades extra-curriculares. No meu CV, eu separei tais atividades em três: work experience, summer experience e extra-curricular activities. Creio que separando-as deste jeito, o documento ficou mais claro e fácil de ler. Ressalta-se também que eu botei cada um desses subtítulos em ordem de importância à uma faculdade, por isso que a minha experiência de trabalho veio antes das demais. Também nessa seção, eu expliquei o que significava cada uma das minhas atividades tentando ser o mais explicativa e concisa possível. Lembrem-se também de mostrar variedade nas suas atividades ao invés de repetir algo que você goste muito como, por exemplo, várias atividades musicais em peças e shows - falar de cada interesse uma vez é o suficiente.


Por último, aproveite as últimas linhas do seu currículo para mostrar suas habilidades e/ou talentos. Tais características incluem, por exemplo, ser fluente em uma língua ou ter uma habilidade especial em algum programa profissional (como excel ou GIS).


Para conferir o meu currículo final para inspiração, clique aqui.


Vamos escrever o currículo rapidinho?

Kommentare


bottom of page