top of page

Porque mandei um artistic supplement se estava aplicando para engenharia

Alguns anos atrás, decidi que queria estudar engenharia ambiental. Mas, como no caso de muitos, meus interesses vão além das matérias que terei que estudar para completar o meu major. E, para nossa sorte, as universidades norte-americanas se importam, e até apreciam isso dos seus candidatos. Pode ser que você leia muito sobre política ou literatura por prazer, mas, para mim, minha grande paixão se encontra nas artes, mas especificamente na fotografia.

Porém, ao me deparar com a minha application eu me perguntava como usar esse meu lado artístico a meu favor. Como mostrar essa minha outra faceta aos admissions officers? Para algumas faculdades, consegui encaixar o tema da fotografia em supplement essays, mas como não dava para todas resolvi descobrir o que e para quem era esse tal de "artistic supplement".

No caso de quem não está aplicando para um major em arte ou arquitetura, o artistic supplement é uma forma opcional de você mostrar que dedicou uma quantidade de tempo e energia significante para uma ou mais formas de expressão artística. Mas a maioria das universidades não ressalta essa possibilidade e diz algo breve como: "If you have exceptional artistic talent, you may submit supplementary material".

Pareceu até meio intimidador para quem não estudava artes visuais na escola há quatro anos, nunca recebeu um prêmio, e só teve uma experiência formal com a fotografia em 2013, em um summer course em Oxford. Mas, afinal, quem define se o meu talento é excepcional? Dei mais uma pesquisada e todos as discussões online falavam que, se era só por prazer, um artistic supplement, mesmo que não fosse excepcional, não tinha como fazer mal a sua application. Resolvi acreditar. Vai que esse meu possível talento é o que me diferencia de um candidato tão inteligente e capaz quanto eu. Como eu estava aplicando só para universidades muito competitivas como Stanford, Columbia, MIT e Princeton para mim tava tudo valendo!

O artistic supplement acabou sendo uma das partes mais prazerosas da minha application. Passei um bom tempo nomeando e selecionando as fotos, escrevendo descrições (pedidas somente por MIT), e montando meu "artistic resume", no qual inclui todas as minhas experiências com a fotografia por mais individuais e informais que eram.

Felizmente, acabei entrando Early Action para Princeton University, onde começarei a estudar em setembro. De fato, não tenho como dizer se esse supplement foi ou não um diferencial. Porém, ao ver no grupo do Facebook "Princeton Class of 2022", os alunos que, assim como eu, tinham mandado artistic supplements, percebi que o supplement deles também só mais um fator dentro de uma excepcional application.

Expor a sua pessoa em algumas folhas de papel não é tarefa fácil, afinal, com o processo holístico americano, às vezes nem se sabe o que estão procurando. Com isso, aprendi que é importante considerar todas as ferramentas que estão disponíveis para a construção da application que mais te bem representa.

Então, se você tem uma paixão pela música, dança, creative writing, artes visuais e/ou teatrais, use isso a seu favor! As universidades americanas adoram gente talentosa, e se você pratica alguma dessas formas de arte com paixão e dedicação, você provavelmente é bom. Conclusão: você não precisa ser, e nem querer ser artista profissional, para mandar um artistic supplement.

Maria Fleury e suas paixões de fotografia e engenharia

Kommentit


bottom of page