top of page

O pânico desnecessário de não fazer amizades

Sabe aquela frase clássica "relaxa, todos vão chegar querendo fazer amigos também"? É, então, queria escrever aqui como isso realmente acontece e que você não precisa nunca se preocupar se você vai ter amigos e uma vida social.

Confesso que só comecei a pensar nisso por volta de um mês atrás quando uma amiga minha, que entrou Early Decision para Vassar College, falou que já tinha uma roommate e que elas conversavam desde janeiro. "Janeiro?!" eu exclamei. Eu achava que abril era cedo demais pra ir fuxicando o facebook tentando achar alguém. Me desesperei.

Felizmente, só alguns dias se passaram e as decisões de Regular Decision de Northwestern saíram. O grupo do facebook da "Class of 2022" que anteriormente era pequeno e quieto aumentou para 1,9 mil pessoas e aparecia um post novo por minuto.

Abrindo um parênteses da minha história, vou explicar aqui como as universidades americanas variam em termos de sistema de colegas de quartos. Muitas faculdades, como SCAD e Georgetown, providenciam aos alunos um questionário enorme de perguntas sobre você e sua roommate ideal e própria faculdade junta seus alunos. E então, nessa espécie de Tinder para roommate, a dupla se conhece virtualmente e já viram amigos antes de entrar na faculdade (e sim, se eles não se derem bem dá para mudar). Por outro lado, algumas faculdades, como Northwestern e UPenn, não tem um sistema desses tão inteligente. Nesses casos, os alunos precisam tentar achar roommates sozinhos ou escolher “random” quando for preencher o contrato de housing.

Voltando à minha experiência, assim que o grupo ficou mais ativo, muitas pessoas publicavam o que é chamado de “bio”. Uma bio é uma pequena introdução de uma pessoa (de onde ela vem, o que ela vai estudar, o que ela gosta de fazer) junto com umas 5 fotos dela/e com seus amigos e familiares. Esses pequenos textos já me aliviaram daquele desespero inicial. Não sei se foi coincidência ou porque NU era meu sonho, mas eu lia muitas bios e comecei a achar que a minha série era composta por várias outras Giovanas. Os mesmos gostos, séries preferidas, paixões por teatro, entre outros.

A partir desse sentimento de felicidade e alívio, eu não só escrevi a minha bio, mas também comecei a trocar mensagens com outras "eus". Em alguns dias, eu já tinha conhecido meninas incríveis ao redor do mundo e já estava facetiming com a minha futura roommate de Miami. Ou seja, tente não se preocupar com o que você não pode controlar, tome sempre a iniciativa de mandar mensagem para alguém que você gosta, olhe para sua class como outras dezenas de pessoas querendo amigos na sua mesma posição e eu garanto que você vai achar amigos e um/a rommie ideal.

Comentários


bottom of page