top of page

6 Dicas para te ajudar no CommonApp Essay

1. Escreva um texto sobre algo único de um jeito simples ou fale sobre algo simples em um jeito único.

O seu CommonApp Essay precisa ser único. Ele tem que ser um texto que os admission officers podem ler e reconhecer que nunca leram isso antes e portanto é uma obra exclusivamente sua. Para atingir isso, existem duas alternativas. A primeira opção é falar sobre um assunto incomum, algo que só você pôde vivenciar, de um jeito claro e simples. Um exemplo disso é contar sobre o dia que você conheceu um velhinho na rua que mudou sua visão da vida. Uma história dessas é uma experiência somente sua e com certeza faria seu essay se destacar. A segunda alternativa seria escrever algo normal de um jeito diferente. Isto seria, por exemplo, descrever a Praia de Ipanema pelo ponto de vista de uma joaninha na areia. Com isso, você está dando um diferencial em algo comum aos brasileiros. Qualquer que seja sua opção escolhida lembre-se: seja único!

 

2. Seja metido.

De fato você sempre quer mostrar para a sua universidade que você é inteligente, talentoso, sociável e tudo que uma universidade pode querer de um aluno. Por isso, porque não usar essa plataforma para mostrar alguma conquista ou habilidade sua? Escrever seu essay sobre um trabalho voluntário que você adorou, por exemplo, é um ótimo jeito de mostrá-los da sua solidariedade além do que você já colocou no Activities Section. Seguindo essa dica, você vai mostrar em mais detalhes as suas habilidades convencendo cada vez mais a universidade dos seus talentos.

 

3. Use o texto para ajudar a formar o seu perfil estrategicamente.

Vi outro dia um vídeo de um aluno em UChicago falando sobre sua redação; nela ele fez um complexa comparação entre o brinquedo Lego e átomos de química. Com tal texto, ele não só mostra sua inteligência mais também mostra seu expertise na matéria que ele quer que seja seu major: química. Esse raciocínio segue então para todos os majors, use suas 650 palavras para mostrar que você é boa naquilo que você pretende estudar na faculdade.

 

4. Peça ajuda para todos que te conhecem bem.

Por mais que você seja um ótimo escritor, só a sua aprovação não é o suficiente para saber se seu essay está bom ou não. Por isso, recomendo que você compartilhe seus rascunhos com o maior número de pessoas possível. Compartilhe com amigxs, professores, pais, irmãs, irmãos, primos, counsellors, etc. Quanto mais opiniões sinceras no seu texto, melhor!

 

5. Seja flexível.

Como uma continuação à dica anterior, também acho fundamental ser aberto às críticas que todos os seus leitores darão. Me lembro até hoje como foi quando meu professor de inglês vetou um texto meu por inteiro, falou que era "pessoal demais para as universidades". Confesso que doeu, mas entendi que o conselho era pro meu próprio bem e logo descartei aquela versao. Lembre-se de que não adianta nada compartilhar com os amigos se você não irá ouvi-los.

 

6. Se tiver preso ou confuso com alguma parte, escreva à mão.

Isso foi uma dica diretamente do meu professor de história que foi fundamental em melhorar o meu essay dias antes da entrega. Algo que acontece muito com pessoas escrevendo textos tão importantes é que de tanto editar e cortar palavras, o texto fica confuso sem você perceber. Uma boa solução, portanto, é fechar o laptop e escrever o mesmo conteúdo à mão. Você vai ver que as palavras vão fluir mais naturalmente e a qualidade do seu essay também vai melhorar.

Por fim, se quiserem me mandar seus essays, é só me mandar por email que fico feliz em ajudar! Boa sorte!

Comments


bottom of page