top of page

Como montar sua lista de universidades

Fazer um lista de universidades é um dos primeiros passos para qualquer estudante querendo estudar fora. Sobre esse assunto, já ouvi muitas dúvidas e perguntas e vou tentar respondê-las aqui nesse artigo.

A primeira dúvida, e provavelmente a mais comum, é sobre a quantidade de universidades para incluir na sua lista. Pela minha experiência, o ideal é manter-se por volta de nove a onze universidades. Lembrando que cada application custa dinheiro e tempo para escrever os supplements, uma média de dez universidades te deixa com opções mas também não vai te dar tanto trabalho.

Ainda nos números, é importante ter dentro da sua lista faculdades que caiam dentro de três categorias: faculdades safe, target e reach. Safe schools são universidades que podem ser considerados fáceis pra você entrar e, portanto, podem servir como um "Plano B" pra você no futuro. Faculdades target são aquelas que são do seu nível, onde não tem nada garantido mas tem um grande chance de entrar. Por fim, reach schools são aquelas que você considera fora do seu alcance acadêmico então ser aceito em uma delas seria incrível e surpreendente. Agora que diferenciamos os diferentes tipos de universidades, lembre-se que para ter uma lista de faculdade perfeita, é aconselhável ter faculdades que pertencem a cada grupo. Em uma lista de nove faculdades, por exemplo, pode-se incluir duas safe schools, quatro target schools e três reach schools. Deste jeito, você abre várias possibilidades para entrar em faculdades ótimas mas também já se assegura que você vai entrar em pelo menos duas faculdades boas.

Como descobrir se uma faculdade é safe, target ou reach? Como já falei em várias outras matérias, é pesquisando que você acha a resposta. Compare ACT/SAT scores, veja o tamanho do freshman class, a acceptance rate, e logo você vai entender em qual categoria cada universidade se encaixa. Além disso, fale com seus professores, pais e seu counselor porque eles provavelmente saberão melhor que você entraria com dificuldade ou não.

Outra coisa importante para ter em mente quando estiver montando sua lista é só aplicar para faculdades que você iria. Não adianta pagar dinheiro e gastar tempo fazendo applications para faculdades que não te interessam. Portanto, se nenhuma universidade safe te interessa, por exemplo, não adicione a sua lista só por causa dos parágrafos acima. É importante ter pelo menos alguma coisa que te interessa de cada universidade que você vai aplicar para poder estar confiante com a sua lista e, em seguida, com as suas applications.

Com isso, você vai pesquisando e adicionando suas universidades e montando sua lista. (Salienta-se aqui que neste texto eu me referi a sua lista de faculdades antes dos resultados de Early Application. Claro que depois do resultados de Early muitas coisas podem mudar, mas isso eu explicarei um outro artigo no futuro.)

Alguns exemplos de universidades por Luana Caputi




Comments


bottom of page