top of page

Como lidar com rejeição

Talvez seja um pouco hipócrita da minha parte falar como lidar com um "não" de uma faculdade, mas eu queria falar da minha teoria chamada "Are you the one" que falo para as minhas amigas passando por isso. Para entender essa teoria, lembra-se que os participantes desse reality de TV sempre dizem que precisam saber o que eles querem e o que eles precisam de um relacionamento antes de achar seus "pares perfeitos". Usando essa mesma lógica, eu aplico esse pensamento ao sistema de faculdades americanas.

Em outras palavras, é necessário que você entenda primeiro qual é sua faculdade perfeita antes de esperar o resultado das mais seletivas só porque você tem notas boas, por exemplo. Seguindo esse raciocínio, salienta-se que se você não passou para a universidade que você queria tem que ter um motivo. E qualquer que seja tal motivo, o fato mais importante que você pode tirar disso é: essa faculdade simplesmente não era seu "par perfeito".

Voltando ao programa de TV, o que acontece (normalmente) quando um casal vê as palavras "par incompatível" na tela? Eles choram, terminam e começam a tentar outros relacionamentos na casa. Logo, quando você receber uma rejection, a melhor coisa a se fazer é não se deixar sentir derrotado/desesperado e ir à procura da faculdade que seja ainda mais compatível com você.

Já ouvi inúmeras histórias de alunos que foram rejected em Early Decision/Action mas entraram para faculdades melhores ainda depois. De fato, muitos desses ficam até aliviados depois sabendo que a universidade que eles foram aceitos combina muito mais com eles do aquela de antes.

Lidar com rejeição é sempre difícil, mas lembre-se de não se desesperar, não se comparar com outros que passaram, não analisar demais os possíveis motivos para o "não" e de sempre acreditar que seu "par perfeito" ainda está por aí - é só questão de achá-lo.

Comments


bottom of page