top of page

Como eu escrevi meu CommonApp Essay

A minha experiência em escrever um CommonApp Essay foi uma montanha-russa, uma novela, uma verdadeira história de altos de baixos. Eu comecei em outubro do meu terceiro ano super confiante. Quando olhei os prompts da redação pela primeira vez, eu consegui escolher qual queria fazer em um segundo: "Discuss an accomplishment, event, or realization that sparked a period of personal growth and a new understanding of yourself or others".

Esse título me atraiu pela palavra "realization". De fato, o ano de 2017 como um todo foi um ano cheio de realizações, foi nesse "period of personal growth" que eu descobri onde eu queria estudar, o que eu queria estudar, quem eu era e quem eu queria ser no futuro. Nele eu tive a sorte de ter inúmeras oportunidades como ser a organizadora do simulado da ONU da minha escola e ser uma estagiária no blog Agenda Carioca. Com cada porta que se abria, eu fui me descobrindo e era exatamente isso que eu queria compartilhar com a minha futura universidade. O difícil mesmo era saber como contar um período tão complexo na minha vida e ainda mostrar para os admission officers que eu era inteligente, interessante, comunicativa, etc.

Comecei então a minha primeira ideia; descrevi primeiro o dia em que a última edição do jornalzinho da escola, do qual eu era editora, estava sendo divulgado. Relembrei o meu nervosismo de divulgar essa edição porque tinha uma crônica minha e parti dessa tensão para uma reflexão do meu ano.

Infelizmente, nada disso agradou. Para meus professores e amigas, falar sobre um crônica sem mostrá-la não fazia sentido e se eu explicasse seu conteúdo, não teria nada a ver com as minhas "realizations". Por votos quase unânimes, tive que desistir dessa ideia e recomeçar tudo.

Logo, entrei em desespero sem saber se eu conseguiria ter outra ideia tão boa. Voltei à minha ideia inicial e editei mais ainda, mas nada disso funcionou. Escrevi uma outra versão começando com uma reflexão sobre ser aquariana e depois eliminei porque eu nem sequer acredito em horóscopos. Escrevi outra versão sobre como ser "a normal do grupo" é chato mais aí percebi que estava fazendo o oposto de uma propaganda boa de mim mesma para a universidade. Com certeza, eu estava ficando paranóica.

Foi nesse momento que eu me perguntei "o que me faz diferente?" e me lembrei de um fato bem interessante: minhas amigas sempre riam de mim quando eu falava que adorava conversar com motoristas de Uber. Não só isso, mas eu ainda era sacaneada porque de vez em quando eu mentia falando que já estava na faculdade quando eu ainda era estudante de ensino médio. Por mais que sempre tentava me explicar falando que eu só mentia para proteger a fato que eu era menor, minhas amigas sempre me implicavam. Com isso, eu pensei "porque não pegar essa uma coisa que é considerada diferente e transformar no meu essay?"

Me inspirei, escrevi, ouvi críticas, editei muito e sorri de felicidade com o produto final. Meu CommonApp Essay recontou meu ano cheio de descobertas através das minhas conversas com motoristas de Uber, legal né? Se quiser ler e talvez se inspirar, clica aqui para acessar o meu texto final.

Comments


bottom of page