top of page

Como descobrir a sua faculdade dos sonhos

Sempre me intriguei com pessoas que souberam desde cedo suas universidade dos sonhos. Minha irmã, por exemplo, parece que nasceu sabendo que Georgetown era a faculdade pra ela. No meu caso, tudo foi bem diferente. Quando eu resolvi estudar nos Estados Unidos, nenhuma faculdade vinha automaticamente na cabeça. Vi dezenas de palestras na minha escola, pesquisei diversos sites e nada, eu só ficava mais e mais confusa.

Foi nesse momento de incerteza que eu tomei uma decisão: resolvi esquecer de toda essa pesquisa e comecei a ver o que eu queria de uma universidade ao invés de pensar qual universidade iria me querer. Fechei o laptop, esvaziei minha cabeça, respirei fundo, peguei um papel e uma caneta e fiz uma lista. Listei então tudo que vinha em mente, imaginando a minha universidade ideal. Anotei coisas específicas como "tem que ter um departamento de teatro bom e uma escola sensacional da comunicação e outra de jornalismo" e outras coisas bem vagas como "quero um campus grande e que não seja uma party school". Minha pequena listinha foi crescendo dia após dia até que ela estava completa. No fim, li aquele A4 e pensei "Isso aqui é minha faculdade dos sonhos".

E agora? Como achar tudo isso em uma faculdade só? A resposta é simples: voltar para a pesquisa de antes mas com a lista ao seu lado. Simples assim, fui eliminando faculdades sem campus como NYU, faculdades que eram consideradas festeiras demais como USC e as minhas opções foram se afunilando. Logo, restaram somente duas universidades que eu senti que eram 100% o que eu queria e seria feliz.

Já bem mais aliviada com a minha procura, resolvi escrever os supplements do Common App e ver qual fluía mais. Achei que se eu escrevesse um desses dois mais rapidamente e com mais animação, essa poderia ser a tal faculdade dos sonhos. Felizmente, foi exatamente isso que aconteceu. Em uma semana Northwestern virou minha página mais acessada na internet, eu checava o The Daily Northwestern diariamente, sabia de cor todos os ex-alunos famosos de lá e até ouvia falar mais e mais sobre Northwestern no meu dia-a-dia. Resultado? Descobri minha faculdade dos sonhos antes mesmo de começar a pensar no supplement daquela outra faculdade.

Em conclusão, meu maior conselho para ver qual faculdade é mesmo perfeita para você é: conheça si mesmo. Saiba o que você quer e o que você precisa em uma faculdade para ser feliz. Garanto que se você fizer isso, você não só vai amar todas as faculdades para qual você se candidatará mas também tornará a sua candidatura muito mais convincente para o temido admissions office.

ilustrações por Julia Koury

Comments


bottom of page