top of page

5 passos para entrar em uma faculdade de artes

Montar a sua application nunca é fácil. Quando ela é para uma faculdade de artes então, existem várias outros desafios além da application normal. Logo, juntei nessa matéria 5 dicas que podem te ajudar nessa jornada. Antes de mais nada, devo incluir aqui que eu me candidatei para cinco faculdades de arte (University of the Arts London, Pratt Institute, California College of the Arts, School of the Art Institute of Chicago e Savannah College of Arts and Design) e, felizmente, passei para todas!

1. Crie um portfólio que tenha variedade e que siga as instruções de cada faculdade.

Durante a criação do seu portfólio, é importante lembrar que cada faculdade vai pedir algo diferente dos seus candidatos. Algumas faculdades pedem para que você vá além da sua zona de conforto e experimente com materiais novos e/ou técnicas desconhecidas. Se isso acontecer, não se desespere. Mesmo que não dê para mostrar o seu talento com esse trabalho com o “desconhecido”, você conseguirá mostrar a sua habilidade atráves do resto do seu portfólio.

No meu caso, tiveram duas faculdades que pediram pelo menos um desenho de observação em preto e branco. Isso veio como um choque pra mim porque o meu forte é desenhar com canetas coloridas. Mas, depois de incluí-los no portfólio final, os admissions officers perceberam que eu consigo completar um desafio fora da minha especialidade. Além disso, incluir obras preto e branco também contribuíram para outro aspecto importante: variedade. Na hora de juntar seus desenhos e pinturas, é importante garantir variedade de técnica, material e conteúdo. Assim, a faculdade perceberá que você consegue usar o seu forte, como a caneta colorida, com outros papéis e cores. Para dar uma olhada no meu portfólio e os pequenas explicações (de 50 a 100 palavras) que acompanham cada obra, clique aqui.

 

2. Seus desenhos e pinturas tem que ser de alta qualidade gráfica.

O seu portfólio vai ser publicado online, provavelmente em um site chamado SlideRoom (www.slideroom.com). Para fazer o upload nesse site, todos os seus desenhos e pinturas tem que ser fotografados e editados para corresponder com a formatação certa do site. Conseguir isso foi a parte mais difícil para mim já que a qualidade da camera e a iluminação do ambiente têm que valorizar a obra de arte. Portanto, evitem fotografar no celular ou de noite. Além disso, é importante também apagar qualquer imperfeição que o desenho pode ter, como, por exemplo, pequenos traços de lápis por trás do desenho. Cada detalhe é extremamente importante.

 

3. O seu Artist Statement tem que explicar porque você ama a sua arte e como ela é relevante na sua vida.

Começando com o básico, vou explicar o que é o Artist Statement. Essa parte da application é uma redação de aproximadamente 500 palavras onde você conta mais sobre você como um/a artista. Esse texto é a sua oportunidade de mostrar um lado seu que você não pôde mostrar no seu portfólio ou no CommonApp Essay. Recomendo explicar também um pouco da sua técnica e das suas inspirações mencionando artistas que você admira. Por último, não se preocupe em se gabar, a faculdade quer saber de tudo o que você fez, quanto dinheiro arrecadou em um projeto ou quais prêmios ganhou. No meu, por exemplo, eu falei dos meus trabalhos sociais envolvendo arte e um pouco de como eu comecei a me interessar a desenhar. Se quiser se inspirar e ver como é um Artist Statement pronto, clique aqui.

 

4. Foque nas suas notas já que escolas de artes geralmente dão bolsas para alunos que são acima da média.

De fato, a maioria das faculdades de artes estão mais preocupadas com seu talento do que as suas notas. Apesar disso, se as suas notas dos últimos dois anos forem muito boas, você pode se destacar como um "pacote completo" e poderá ser oferecido/a uma bolsa de mérito. Lembre-se que muitas dessas escolas de artes nem pedem notas de ACT/SAT, então você terá mais tempo para investir no seu desempenho escolar.

 

5. Tente marcar uma entrevista para apresentar seu portfólio.

Se seu admissions officer estiver por perto de onde você mora, não hesite em marcar uma entrevista com ele/a para mostrar seus trabalhos em pessoa e ter a oportunidade de receber críticas construtivas da sua arte. Nessa entrevista, é importante que você leve um sketchbook e seu portfólio com dez a quinze trabalhos. Durante a entrevista, explique com mais detalhes as suas inspirações e o seu processo de criação, como materiais usados e tempo de trabalho. Nessa entrevista, esclareça todas as suas dúvidas para que a sua application esteja o mais forte possível.

Comments


bottom of page